Seja uma mãe, um artista, um especialista em informática, um fotógrafo, uma educadora, ou um professor universitário, qualquer um pode criar a sua própria rede social de uma forma simples. Claro está que cada comunidade para ter sucesso deve estar bem segmentada e direccionada.
Com este tipo de aplicação torna-se mais fácil trazer visitantes para o seu espaço.
É uma forma fácil de expandir um blog ou website trazendo novo visitantes e criando um fluxo de comunicação bidireccional entre eles e o conteúdo, sendo que o site e/ou blog fornece o foco temático e a rede social expande a informação permitindo mais interacção e discussão.
Os grupos ainda permitem o desenvolvimento de relacionamento, espírito de equipa e podem ser um espaço de aprendizagem e de apresentação de práticas.
Exemplos de grupos que utilizam a plataforma
Na educação:
http://grou.ps/escola20/ (espaço de trabalho da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Tecnologias Educativas, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Áreas técnicas:
http://grou.ps/insidedotnet/home (A Comunidade Inside .NET) é uma comunidade técnica afiliada ao INETA (International .NET Association) cuja finalidade é compartilhar conhecimentos e novidades sobre tecnologias Microsoft.)
Como pode ser útil numa estratégia de New Media
Há uma teoria da comunicação que diz que quanto mais próxima está de nós o elemento da noticia mais o tema nos interessa e nos mobiliza, claro está que segundo este prisma as redes sociais são um fenómeno extraordinário que permite o contacto mais directo e por conseguinte mais eficiente e credível.
A utilização desta rede social pode ser bastante útil em determinadas estratégias de New Media nomeadamente em áreas como a educação.
A integração que esta rede faz com o Facebook é muito interessante principalmente no que diz respeito utilização da aplicação Facebook developer para criação de uma página do Facebook que fica automaticamente ligada ao grupo.
Opções com a utilização dos dados de login do facebook para se registarem na plataforma é sem dúvida uma forma agradável e user friendly de poupar e rentabilizar o tempo dos utilizadores, é o princípio do cartão único aplicável aos logins.
A utilização desta plataforma permite aumentar a amplitude do seu blog ou site e adicionar uma dimensão social que vai além dos comentários de utilizadores tradicionais. Dado que permite relacionar uma rede social em poucos minutos. Tornou-se muito fácil trazer visitantes do seu site e criar um fluxo de comunicação bidireccional entre eles e o conteúdo.
Neste caso, o seu blog ou site preexistente fornece o foco temático, e a rede social expande permitindo mais discussão e interacção.
Há algum tempo atrás juntar uma rede social ao seu site ou blog exigia, pelo menos, algum conhecimento de programação, este novo serviço torna fácil ligá-los e guia-nos através de um simples processo de personalização e de um simples assistente. Oferece ainda uma série de ferramentas de personalização para os utilizadores mais avançados.
Para conseguir uma boa interacção tem de definir a estratégia e definir vários aspectos como:
• Focar-se no público- alvo da sua rede social
• Que ferramentas de criação de conteúdo que vai fornecer aos membros (partilha de vídeo,
slideshows de fotos, blogs e fóruns de discussão)
• o layout, esquema de cores e design de sua rede;